2. CAMINHOS DE NOSSA SENHORA

NOVIDADE: SITE da Associação Caminhos de Nossa Senhorda.

www.caminhosdenossasenhora.org.br

CAMINHOS DE NOSSA SENHORA

DO RIO  ATÉ  APARECIDA   

No futuro de Niterói e depois de Aparecida  até Santuário do Cristo Redentor no Corcovado (Rio de Janeiro)

Credencial dos CNS com  os carimbos dos locais da peregrinação

Fotos da peregrinação pelos CNS

Logomarca dos Caminhos de Nossa Senhora (CNS)

 

Notícias na midia:

 

 http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=284976

 

http://www.arquidiocese.org.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=7590&sid=39

 

mapa do CNS

Caminho inspirado nos tradicionais e famosos Caminhos de Santiago de Compostela, na Espanha.

Ainda em faze de preparação e elaboração dos documentos mas já dia 29 de janeiro domingo durante a Santa Missa celebrada por nosso Arcebispo Dom Orani, ás 7h no Santuário da Divina Misericórdia recebemos  a benção para este projeto e a inagurasão.  Os primeiros romeiro enviados e abençoados por Dom Orani fomos nós: Clemar Martins coordenador do Caminho e eu, Pe. Cristovão. Percorremos  este caminho acertando vários detalhes do projeto.

Total do Caminho são: somente 425 km. Alguns trechos serão modificados com os responsáveis da região. Vamos retirar os trechos asfaltados e movimentados, isso vai aumentar o trajeto mas vai ficar ainda mais seguro, mais bonito e interessante.

Em 4 dias da pedalada fizemos contatos com vários hoteis, pousadas, restaurantes e paroquias até com a TV Canção Nova e TV Aparecida – todos estão muito interessados na realização deste Caminho.  Nos próximos meses esperamos concluir os trabalhos para abrir o Caminho para os Romeiros. Por enquanto não temos as placas sinalizando o Caminho, para seguir este Caminho precisa seguir os mapas. Atenção: as estradas inclusive estaduais (RJ) não tem nenhuma sinalização, nem número da estrada.

 

Breve teremos muitos materiais como: mapas, folders, fotos, videos, site, GPS, endereços e listas do estabelecimentos credenciados hoteis, pousadas, restaurantes, lanchonetes, igrejas, etc. Colocaremos também as placas indicando o percurso do Caminho de Nossa Senhora.

A pessoa – romeiro, poderá adquirir os formulários e o material na igreja onde vai iniciar o caminho. Os documentos só serão entregues depois de participar da Santa Missa naquela igreja. Carimbando nos estabelecimentos e igrejas credenciadas no Caminho e chegando a basílica de Aparecida poderá receber o diploma de peregrino que completou este Caminho de Nossa Senhora (CNS). Mais detalhes no documento apresentando este projeto – vide em baixo.

Inicio do Caminho de Nossa Senhora :

no futuro – Niterói na igreja de Nossa Senhora de Fátima, Pendotiba.

 Rio de Janeiro: Santuário da Divina Misericórdia  - Vila Valqueire e no Santuário da Penha e outras igrejas credenciadas.

Informações sobre a Romaria dos Ciclistas – ver na página  (Pastoral do esporte neste site)

Rio de Janeiro 2012        

Dia 29 de janeiro 2012.

Após da Missa celebrada por Dom Orani e recebendo a bençaõ saímos so nós dois: Pe. Cristovão e Clemar, coordnador do projeto . Todos os outros desistiram por causa das fortes chuvas.  Percorremos os 465 km. em 4 dias. Confirmamos alguns trechos do Caminho e fizemos vários contatos com as pessoas que vão corrigir outros trechos para melhorar u Caminho. Breve colocaremos os fotos e dados do Caminho N.Sra.  Todas as pessoas com quais conversamos como: padres, comerciantes, donos dos hoteis, pousadas, restaurantes etc. receberam o convite com muita alegria e si colocaram a disposição na realização do projeto. Recebemos apoio da TV Cançaõ Nova e TV Aparecida.

Breve mais fotos e detalhes do Caminho N.Sra.

 

 PROJETO DO CAMINHO DE NOSSA SENHORA.       

1. INTRODUÇÃO

O Caminho dos romeiros de Nossa Senhora, vem sendo realizado por um grupo de ciclistas todos os anos desde 1998, partindo de Niterói em direção a Basílica de Nossa Senhora Aparecida, seguindo pela via Dutra, e liderados pelo padre Cristóvão e o empresário Cláudio Santos (atual presidente da federação de ciclismo do Rio – FECIERJ).

O projeto do Caminho de Nossa Senhora tem por objetivo criar uma rota pelas montanhas, favorecendo a todos aqueles que desejem percorrer a pé, a cavalo ou em bicicleta, um caminho religioso que ligue a Cidade de Niterói – Rio de Janeiro, até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida.

2. JUSTIFICATIVA

Esta é a primeira oportunidade em que estaremos percorrendo o Caminho pelas montanhas e será o momento de conhecer melhor as localidades e municípios por onde o Caminho passa, bem como oferecer maiores informações e detalhes, aos que estarão percorrendo o Caminho daqui em diante. O Caminho foi traçado por estradas vicinais na maior parte do trajeto, e nesta primeira travessia, os ciclistas estarão utilizando equipamentos para desenvolver planilhas mais detalhadas,  com a inclusão de pontos de referencia e apoio a todos os romeiros que vierem a percorrer futuramente o Caminho de Nossa Senhora.

A idéia é que todo o trajeto venha a receber placas indicativas e sinalizações característica de caminhos religiosos existentes no Brasil e no mundo todo.

A implementação de tais ações vai interligar e dar visibilidade a lugares até então pouco visitados no interior destes dois Estados (Rio e São Paulo), bem como aquecer a economia local com o crescente numero de romeiros visitantes.

3. DEFINIÇÃO DOS OBJETIVOS

3.1. Objetivo Geral

Realizar o Caminho pedalando por estradas mais seguras e com belas paisagens das montanhas, e também proporcionar aos romeiros de Nossa Senhora, um novo roteiro de peregrinação

3.2. Objetivos Específicos

Efetuar levantamento dos problemas que possam ser encontrados durante o percurso, possíveis pontos de apoio e outros locais para pernoite dos participantes.

Verificar a existência de pontos ou locais aonde existem Igrejas que possam ser pontos de parada para os momentos de reflexão e oração durante o percurso.

4. RECURSOS NECESSÁRIOS NAS ETAPAS DE EXECUÇÃO

Nestes dias que antecedem a data da primeira romaria pelas montanhas do Rio, estaremos percorrendo trechos pedalando, outros de carro e em motocicleta, visando melhorar a navegação dos que vão estar realizando o Caminho pela primeira vez.

Fracionar corretamente as distancias a serem pedaladas por dia, de modo que o percurso seja cumprido no tempo estabelecido (uma semana), e que o grupo esteja ao final do dia, em uma Cidade que possa receber o grupo para pernoitar.

Ter informações sobre os custos necessários para cada integrante do grupo ter os recursos e arcar com as despesas pessoais durante a romaria.

5. ENTIDADES ENVOLVIDAS

Nesta primeira romaria do Caminho de Nossa Senhora, estaremos utilizando parte da estrutura e logística do grupo que vai percorrer o Caminho pela Dutra. Com o apoio das Bicicletas Amazonas

6. IDENTIFICAÇÃO DO PÚBLICO-ALVO A SER ATENDIDO

Serão contemplados com esta oportunidade, todos os ciclistas que gostam de longa distancia, praticam cicloturismo, bem como aqueles já estiveram na Romaria em outras edições. Diferente do caminho percorrido pelo asfalto, este acontece em um ritmo menor e um grau de dificuldade maior, oferecendo aos romeiros as belas paisagens do lugar, o ar puro da montanha e a maior segurança no trânsito pelas estradas vicinais.

7. RESULTADOS PRETENDIDOS

A criação da Associação dos Amigos do Caminho de Nossa Senhora esta sendo implementada a partir desta primeira edição pela montanha, comemorando também os Dez anos da Romaria da Paz realizada pelo padre Cristovão e pelo Cláudio Santos.

O desenvolvimento da logística e da infraestrutura oferecida a todos os romeiros que desejem também realizar este Caminho em qualquer tempo, é o maior objetivo deste projeto.

8. ACOMPANHAMENTO E MONITORAMENTO

Na primeira fase do projeto a comunicação e o acompanhamento esta sendo feito através de ferramentas de produtividade online. Como e-mail, comunicadores instantâneos, smartphones, etc.

Para a segunda fase do projeto estará sendo criada uma pagina Web e consequentemente um portal Web com todas as facilidades como chat, forum e informações detalhadas.

As informações obtidas nesta primeira romaria pelo caminho que esta sendo criado serão utilizadas para um processo de melhoria constante que neste momento será baseado nas opiniões e nos dados coletados.

9. ROTEIRO

O seguinte roteiro foi definido como um ponto de partida e poderá ser ajustado para sempre preservar a integridade e segurança dos romeiros.

Principais Cidades e localidades:

Rio de Janeiro, Duque de Caxias,Piabietá,  Petrópolis, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Vassouras, Barra do Piraí,São José do Turvo,  Nossa Senhora do Amparo, Quatis, Resende, São José do Barreiro, Areias, Silveiras, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena e Aparecida.

10. CRONOGRAMA

   II ROMARIA

PELO CAMINHO  DE NOSSA SENHORA ATÉ    

APARECIDA   DIA:  20/01/2013 – Domingo

realizada com sucesso.

III ROMARIA DIA 20 DE ABRIL – 27 DE ABRIL 2013 SÁBADO – Á – SÁBADO -

IV ROMARIA DIA 05 DE JULHO – 12 DE JULHO 2014  (SÁBADO – á – SÁBADO )

- 1   dia 05/07/2014 –   RIO DE JANEIRO- Vila Valqueire – PETRÓPOLIS – 80 KM.

Pernoite – casa dos Amigos do Caminho de Nossa Senhora -gratuito.

2 DIA:06/07/2014 -domingo –   PETRÓPOLIS – PATY DO ALFERES – 56 KM.

pernoite – tendas em frente da Igreja paroquial ou salas da catequese

08/07/2014 – Segunda – feira

-       Paty do Alferes – Vassouras (aproximadamente 55km) – pernoite no centro pastoral da Igreja de Santa Rita – sala de catequese

09/07/2014 – Terça-feira

-       Vassouras – São José do Turvo (aproximadamente 70km) – pernoite – acampamento em frente da igreja e na antiga casa paroquial.

AQUI VAMOS ASSISTIR O JOGO DA COPA DO MUNDO – TEMOS ESPERANÇA QUE O BRASIL VAI JOGAR ESTE SEMIFINAL.

09/07/2014 – Quarta-feira

-       São José do Turvo – Resende (aproximadamente 60km) – pernoite a 15 km depois da cidade Resende, acampamento no galpão coberto da sede da fazenda, pesque-pague, com a restaurante.

10/07/2014 – Quinta-feira

-       Resende – Areias  (aproximadamente 50km) -

11/07/2014 – Sexta-feira

-       Areias – Cachoeira Paulista (aproximadamente 65 km) – pernoite no acampamento da Canção Nova Acampamento da Canção Nova ou numa casa da fazenda da Canção Nova

12/07/2014 –  Sábado

-       Cachoeira Paulista – Aparecida (aproximadamente  45 km)

Caminho de Nossa Senhora

Distância Total(Aproximado) – 446 Km

PERCURSO  do Caminhos de Nossa Senhora

Primeiro dia:

Saída do Santuário da Divina Misericórdia, ou

do Santuário da Penha

Primeiro trecho é de asfalto e longo . Sugestão :pode ir de bicicleta desde Rio de Janeiro ou Niterói ou   chegar de algum meio de transporte como ônibus ou carro até o posto de gasolina Brasão, bandeira Chell.  para chegar ao posto seguir a rodovia Washington Luiz até km 71 em Petrópolis (não entrar no portal da cidade mas seguir em direção Juiz de Fora ate retorno no km. 71). Logo ao retornar ao lado direito é o posto. Este posto pode servir como ponto de encontros com os romeiro do Caminho de Niterói ou do Rio para iniciar O Caminho de Nossa Senhora.

Indo de bicicleta ou a pé sugestão : no trevo  (Estrada p. Petrópilis e Teresópolis)  dobrar a direita em direção de Teresópolis chegando ao pedágio dobrar a esquerda para Piabietá e seguir o antiga estrada p, Petrópolis, Estrada Real curtindo as lindas vistas em direção do Rio de Janeiro. Subida forte mas gratificante. Pernoite em Petrópolis.

2 dia

Ponto de encontros e partida é um posto de gasolina ,ponto de abastecimento  para percorrer a distáncia de 31 km. pela Estrada do Imperador com lindas vistas como pode ver nas fotos em baixo. (No caminho tem somente uma restaurante com cardápio bem sofisticado  www.Funghidoro.com.br , endereço : Estrada Caminho do Imperador, nr. 1333, Riocio, tel (24)2291-5682 ) pode também comprar água e outras bebidas ou uma lanchonete com almoço tipo bar. Comida boa mais precisa combinar o preço.

Saindo do posto (RJ-Km 73) ir em uns 300 m. pela estrada pavimentada com paralelepípido, pedras, piso intertravado e pequenos trechos de chão mas em boas condições até primeira saída á direita. Seguir o caminho pela rua pavimentada beirando o rio (que vai apareçer a sua esquerda) até a restaurante Funghi  dOro. Seguir a rua principal para não entrar nos sitios. No (km. 76- do Rio)  num trevo tem dois bares-lanchonetes, última oportunidade de alimentação e abastecimento em líquidos. Depois somente em Paty do Alferes. A partir do restaurante km. 79. inicio da estrada de chão com trânsito dos veículos leves.

Foto da restaurante:

especialidades em pratos de cogumello

Fotos do caminho:

Neste lugar sair da rua pavimentada e entrar a esquerda.

 

20130121_112904

Em frente do bar – restaurante

    Neste trevo (foto em baixo) dobrar á esquerda.DOBRAR A ESQUERDA Ponto interessante - antiga casa na beira do riacho curvas muito perigosas - povo anda na contra mão aprecia a beleza mas com cuidado Seguir as placas em direção do Palmares e Paty do Alferes. sempre descendo centro da cidade Igreja Matriz em Paty do Alferes km. 116 (do Rio) (km.43 de Petrópolis) 

Missas nesta igreja : domingos 7:30 e 19:30

Segunda feira não tem missa – outros dias da semana ás 19h

Breve colocaremos as pousadas, hoteis, lanchonetes, restaurantes nesta cidade.

3 DIA - PATY DO ALFERES – VASSOURAS KM.155 do Rio, (82 de Petrópolis e km. 40  de Paty do Alferes, 2 horas de pedalada)

Seguir a RJ em direção Miguel Pereira, no km.26 de Paty do Alferes (km.141 do Rio)

IGREJA EM VASSOURAS: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Praça Sebastião de Lacerda, 03, Vassouras – RJ, CEP 277700-000, tel. (24)2471-1618. Pároco, Pe. José Antônio. Mais informações da paróquia no site:

http://www.igrejansc.org

Morro Azul seguir em frente.

(Este trecho será modificado para as estradas de chão para evitar as estradas movimentadas.)

 

Chegando em Vassoras km. 155 do Rio, (km.82 de Petrópolis)(km. 40 de Paty do Alferes) aproximadamente 2h. de pedalada.

Sugestão do almoço: restaurante SABOR DO VALE  Restaurante, falar com Carlos , o dono da restaurante e grande amigo dos Romeiros do Caminho de Nossa Senhora. Refente, á referencia Luiz do Bar, descendo da igreja ir a direita , segunda rua a esquerda, passando o bar (Luiz do Bar) subir a escadaria da rua logo na frente, á esquerda. Endereço: Rua Caetano Furquim, 50, (Ladeira Américo Brasileiro), tel. (24)2471-7657, 9991-3371.

4 DIA   – VASSOURAS-RJ –  SÃO JOSÉ DO TURVO – RJ -55 KM. ou ( Quatis-RJ mais 20km.) ( KM.210 do Rio)(km. 137 de Petrópolis)

 

eSTE TRECHO FOI MODIFICADO – BREVE INFORMAÇÕES SOBRE ESTE TRECHO.

Neste povoado – não tem nenhuma pousada nem hotel, única opção para pernoitar são as fazendas ou alojamento num colégio. Estamos procurando e pesquisando – vamos colocar alguma opção. (próxima cidade á 20 km. é  Quatis com boas pousadas e restaurantes.

Chegando em Quatis km. 243 do Rio, Hotel com café da manhã,  http://www.hotelquatiseportoreal.com.br/ .

Boa opção ainda mais barata é o Hotel Chácara Canto Pequeno (com café da manhã) Av. Nossa Senhora do Rosári, 16 – centro – Quatis – RJ tel. (24)3353-2010, e-mail: hotelcantopequeno@yahoo.com.br 

5 DIA – (SÃO JOSÉ DO TURVO)  (km 243 do Rio) – RESENDE – RJ (km. 270 do Rio)

.

Seguindo esta estrada vamos chegar a Via Dutra perto do posto e restaurante Graal, dobrar á direita e seguir pela margem da rodovia , atravessar  (PERIGO!!!!!!!! uma ponte sem acostamento e a balança dificultando a passagem de bicicleta.

Não precisa entrar na Via Dutra – pode seguir pelo lado direto da via, do outro lado da cerca, por traz da balança .

Da entrada na Via Dutra seguir 5 km até a rodoviária-shopping, atravessar pelo viaduto para o centro de Resende. Em Resende tem muitas opções de pernoitar – sugestão : Scala Hotel de Resende, com os preços razoáveis para os grupos nos quartos até 5 pessoas.  Restaurante com bom cardápio e bons preços a 100m do hotel.

6 DIA – RESENDE (Km.270 do Rio) – SÃO JOSÉ DO BARREIRO – SP (50 km.)  km. 320 do Rio)

Saindo de Resende pelo centro da cidade pegar a Estrada Resende Riachuelo, no início ruas asfaltadas até um loteamento , passar a Casa da Lua , Pouso Alto seguindo mais 5 km. tem um bom lugar para comer, beber e descansar no Rancho Águas Prata , com Pesque e Pague, Restaurante. Funciona de 3 feira até o domingo. (km. 284 do RIO)

Este trecho de subida pela estrada de asfalto foi retirado do trajeto CNS, agora segiremos pelo caminho mai curto, menos subidas e estrada de chão atravessando as fazendas.

  (próxima cidade  é  Silveiras com posada boa e restaurante próprio, com café da manhã  Pouso do Tropeiro  http://www.pousodotropeiro.com/ bairroAv. Ciro Moreira de Andrade 1555, tel. (12) 3106-1207; 9719-4880 – (Ronaldo)

 

 

Trecho entre Canção Nova a Aparecida

20130421_145038Acampamento na Canção Nova

Acampamento na Canção Nova

Inicio do Caminho Estrada Real – saida da cidade

Sair de Canção e descer pela Rua Inácio Rodrigues

Pegar a Rua Alexandre Gomes

Passar em frente a igreja de Santo Antonio

Rua Coronel Vieira

Contornar na rodoviária

Rua Coronel Gonçalves

Rua Prudente de Moraes

Rua Dr. Bernardino de Campos

Rua Ribeiro de Almeida

Cel. Domiciano

Rua Orris Benedito Barbosa

Rotatória no km 3 entra a direita – direção Cruzeiro

Km 5 entrar a esquerda (estrada vicinal – Estrada Real)

Caminho Real

Km 10.2 – bifurcação – seguir reto – referência – seguir Estrada Real

Km 15.9 – seguir reto no asfalto

Km 16 – bar

Km 18.1 – desvio temporário a direita

Trevo da FANQUIM sentido Piquete BR 459

Km 19 – esquerda

Km 21.7 – a direita

Km 25.3 – fazenda Palmares

Km 25.5 – seguir reto

Km 27.8 – seguir rota pedestre

Km 30 – ATENÇÂO – cães hostis

Km 36.6 – bifurcação – segue reto

Km 37.1 – Pesqueiro (parada para abastecer) * ps – (Padre, este trecho em diante não ficou bem definido. Checar com Osmar)

Logo adiante entrar direita na bifurcação (placa da granja)

Seguir até o asfalto e entrar esquerda – direção Capituba

Entrar segunda esquerda (Estrada das Pedrinhas)

Asfalto a esquerda (cadeião da Putim

Seguir até Guaratinguetá e alinhar na saída para a Dutra (definir o horário e local do ponto de encontro com o grupo do asfalto).

CHEGADA na Basílica de Nossa Senhora Aparecida

 

 


Deixe uma resposta